
Como funciona a dieta de South Beach
A dieta de South Beach, é outra dieta proteica semelhante à dieta de Atkins na medida em que aumenta o consumo de proteínas e corta nos hidratos de carbono, tidos como os principais responsáveis do aumento de peso.
Desenvolvida pelo cardiologista Dr. Arthur Agaston, a famosa dieta de South Beach permite perder quilos rapidamente e tem tido um grande sucesso nos EUA, onde já vendeu milhões de cópias do livro com o mesmo nome.
Esta dieta baseia-se nos princípios da dieta do Dr. Atkins, mas ao contrário desta, limita o consumo de gorduras saturadas encontradas nas carnes gordas, manteiga, natas, etc. e, por outro lado, não restringe tanto os hidratos de carbono, reconhecendo o valor de alguns hidratos tidos como “bons” que não devem ser retirados (excepto na fase 1). Deste modo esta dieta pretende ser algo mais equilibrada que a dieta Atkins.
As três fases da dieta de South Beach
A dieta de South Beach compõe-se de três fases distintas, cada fase tem um objetivo específico e em cada uma corresponde uma listas de alimentos autorizados e outros proibidos. Não há necessidade de contar calorias e de seguir menus específicos, podendo cada qual cozinhar a seu gosto mas com os alimentos permitidos, obviamente.
Fase I: controlar a vontade de comer
A primeira fase da dieta de South Beach é a mais restritiva, pois não permite a ingestão de hidratos de carbono complexos – pão, arroz, massas, frutas – mas que serão progressivamente introduzidos à medida que a dieta avança. O objectivo da primeira fase da dieta é erradicar o desejo pelos alimentos ricos em açúcares, incluindo a fruta, e em sua substituição, comer mais alimentos proteicos, de modo a evitar as subidas constantes dos níveis de insulina no sangue, com a finalidade de diminuir o peso corporal. Terminadas as duas semanas da primeira fase, pensa-se que os desejos pelos hidratos de carbono, tenham desaparecido.
Fase II: Inclusão de hidratos de carbono “bons”
Na fase 2 a perda de peso continua, mas mais lentamente. A ansiedade pela comida diminui. Pode-se introduzir massas, arroz, pão, frutas e até mesmo um pouco de chocolate . Uma vez alcançado a meta de peso, podemos passar à ultima fase da dieta.
Fase III: Alimentação adequada para toda vida
Esta é a fase de manutenção, que pretende ser um modo de vida, onde devemos manter os hábitos alimentares adquiridos na fase I e II. Quem ganhar peso na fase III, simplesmente deve voltar à fase I e II durante 14 dias.
Na primeira fase da dieta de South Beach a perda peso produz-se de forma rápida e dura apenas duas semanas, tornando-se mais lenta nas fases posteriores, o que é conveniente de modo a evitar problemas como o metabolismo lento e a flacidez do corpo.