
Fase de cruzeiro da dieta Dukan
Depois de ter feito a primeira fase da dieta Dukan, a chamada fase de ataque que consistia numa autêntica dieta da proteína, agora na fase 2 – a chamada fase de Cruzeiro da Dieta Dukan – continuará a comer proteínas e uma grande variedade de legumes, é portanto a fase das proteínas + legumes.
Quanto tempo dura a fase de cruzeiro da dieta Dukan?
Na fase de cruzeiro vai perder os quilos que ainda lhe faltam para atingir o seu peso desejado. Por isso, esta é a fase mais longa do Método Dukan. É o período de tempo mais importante onde vai continuar a emagrecer até alcançar o seu peso certo, ou o peso que estabeleceu perder logo no inicio da dieta. Pode durar 1 mês como também 5 meses, tudo depende do peso que ainda lhe falta por perder.
Quantos quilos vai perder?
Vai perder por volta de 1 kg e 1,5 kg por semana. Ora, sendo assim, uma pessoa que deva perder 10 quilos necessita permanecer na fase de cruzeiro pouco menos de dois meses. No caso de uma pessoa com muita obesidade e que precisa de perder 20 quilos, necessitaria ficar 20 semanas. Lembre-se que esta é a fase mais longa da dieta Dukan, a fase que lhe permite emagrecer até encontrar o seu peso desejado antes de passar à fase seguinte.
Como é feita a fase de Cruzeiro
A fase de cruzeiro vai ser feita em modo alternância ou seja, vai alternar um dia de proteínas puras com um dia de proteínas mais legumes (1PP/1PL). Sendo assim, um dia vai comer unicamente proteínas puras, similar ao que fazia na fase de ataque, e no seguinte dia vai comer proteínas, mas agora, acompanhadas de legumes. O que nunca deve fazer é comer apenas legumes sem proteínas. Saiba que, o que realmente faz emagrecer, é esse dia de proteínas sem legumes.
Escolha o seu método de alternância
Há várias maneiras de alternar os dias de dieta, são elas:
- modo 1/1 – come 1 dia de proteínas puras seguido de outro dia de proteínas + legumes e assim alternadamente. É o método mais recomendado pelo Dr. Dukan para quem precisa perder mais de 10 quilos.
- modo 5/5 – cinco dias seguidos come proteínas puras e depois cinco dias seguidos come proteínas + legumes. Obtém melhores resultados a curto prazo, mas este método não é aconselhável porque pode tornar-se cansativo e levar ao abandono da dieta.
- modo 2/7 – come dois dias por semana proteínas puras (a segunda-feira e a quinta-feira), e cinco dias come proteínas + legumes. Esta maneira, adequa-se mais às pessoas que necessitam perder pouco peso. Outra variante é o modo 2/0, ou seja, dois dias por semana de proteínas puras (a segunda feira e a quinta-feira), e os restantes dias, neste caso cinco dias normais, sem nenhuma dieta, tendo meramente o cuidado de não cometer excessos.
O que comer na fase de Cruzeiro
Vai continuar a comer tudo o que era permitido na fase de ataque (dieta de proteínas puras) nas quantidades que quiser e todas as vezes que quiser. Como tal continue a alimentar-se de carnes magras, boi, vitela, aves sem pele, coelho, peixes e mariscos, ovos, proteínas vegetais, laticínios magros, dois litros de água. E, a partir de agora vai poder adicionar legumes. O que não deve fazer é alimentar-se apenas de legumes, deixando as proteínas de parte. Veja abaixo os legumes autorizados.
Legumes permitidos
Na fase de cruzeiro, além dos alimentos ricos em proteínas da primeira fase, vai poder comer muitos legumes crus ou cozidos, nas quantidades que quiser.
- Tomates
- Pepinos
- Rabanetes
- Espinafres
- Espargos
- Alho-francês (alhos-porós)
- Couves de qualquer tipo
- Vagens tenras
- Couves
- Cogumelos
- Aipos
- Funcho (bolbo)
- Todos os tipos de alfaces
- Endívias
- Acelga
- Beringelas
- Curgete (abobrinhas)
- Pimentos
- Cenouras (não em todas as refeições)
- Beterrabas (não em todas as refeições)
Como preparar os legumes
Os legumes podem ser comidos crus, cozidos, fervidos ou cozidos ao vapor. Que quantidade comer? Coma até se sentir satisfeito mas em doses normais. Use o senso comum.
Legumes proibidos
São proibidos todos os hidratos de carbono: batatas, arroz, milho, leguminosas como as ervilhas secas ou frescas, feijão, grão-de-bico, ervilhas partidas, favas, lentilhas. Não coma abacate porque é bastante gordurosa, e evite também a alcachofra e o salsifi.
Molhos recomendados pelo Dr. Dukan: antes de mais deve saber que ao longo das duas primeiras fases – ataque e de cruzeiro -, que são as fases de emagrecimento da dieta Dukan, é proibido preparar os legumes quer cozidos como crus com molhos que contenham qualquer tipo de óleo (exceto o óleo mineral, quando só se usa uma colher de chá). O Dr. Dukan recomenda acompanhar os legumes com molho de vinagrete feito com uma colher de chá de óleo mineral, também conhecido como parafina líquida. Outra opção é o molho de iogurte ou requeijão.
Quanto farelo de aveia na fase de cruzeiro?
Durante a fase de cruzeiro consuma diariamente 2 colheres de sopa de farelo de aveia. Continue a prepará-lo da mesma maneira que fazia na fase de ataque, misturado com o iogurte ou na preparação da panqueca Dukan.
A atividade física
Caminhe 30 minutos todos os dias.